sábado, 17 de novembro de 2007

ATIVIDADE 1

NOME COMPLETO DO(A) ALUNO(A): Viviane Maus
DATA DA POSTAGEM: 16 / 09 / 2007
UNIDADE DE ESTUDO: Aprendizagens, Dúvidas e Trocas
ATIVIDADE: 1


O QUE ENTENDO POR CURRÍCULO, DIDÁTICA E POR PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DA ESCOLA?

De acordo com os referenciais que eu tenho ao meu alcance, no momento, vou tentar escrever sobre o meu entendimento a respeito de tais assuntos, fazendo algumas suposições sobre o projeto político pedagógico de uma escola, uma vez que eu ainda não tenho um esclarecimento substancial, especificamente sobre esse assunto.

Currículo-
O Currículo de uma escola supõe os assuntos que devem ser tratados ao longo do ano letivo nas mais diversas faixas etárias, ou seja, cada faixa etária possui um “currículo adequado”.
Comentário: Ao me referir a “currículo adequado”, muitas vezes me perguntei sobre quais critérios foram levados em conta na elaboração do currículo vigente nas nossas escolas de hoje?
Em uma reunião pedagógica de uma das escolas onde trabalho foi levantado a seguinte questão: - Que alunos queremos formar hoje? Suponho que essa mesma pergunta foi feita de forma diferente há alguns anos atrás. Como os interesses eram outros, os currículos das escolas foram elaborados para atender aos interesses de uma pequena parcela privilegiada da sociedade brasileira em décadas atrás. No entanto, como a realidade de hoje nos exige habilidades tão diferenciadas, não é coerente permanecermos com um currículo de décadas. Esse currículo arcaico não dá mais conta da Era da Informação. Portanto, é necessário e urgente que façamos essa reflexão.

Vivência-
Quanto ao currículo escolar, em uma das escolas onde trabalho, o currículo escolar será alterado devido a uma determinação da Secretaria de Educação que nos obriga a incluir a disciplina de Ensino Religioso no currículo do Ensino Médio. Várias vezes me pergunto quais são as reais intenções em nos OBRIGAR a incluir essa disciplina no currículo dos alunos? Com isso, tivemos que reduzir a carga horária das seguintes disciplinas: Matemática, Física, Biologia e Química. Então, primeiramente, antes de modificarmos os currículos da nossa disciplina (Matemática), eu solicitei que os demais professores, das outras áreas, nos fizessem uma lista dos pré-requisitos de Matemática que eles necessitam em seus conteúdos. Por exemplo: a disciplina de Biologia necessita dos conteúdos de Probabilidade para ensinar sobre Genética, a Química necessita do conteúdo sobre Logaritmo para trabalhar Concentração de PH, enfim. Depois disso, nos encontraremos para discutirmos o que é realmente importante no aprendizado do aluno. Não sei se estou agindo corretamente, mas por enquanto essas foram as idéias que eu tive para solucionarmos esse problema.

Didática-
Didática consiste em uma maneira interessante, envolvente e abrangente de ensinar. Ocupa-se, basicamente, dos métodos e técnicas de ensino destinados a colocar em prática teorias pedagógicas.
Segundo Comenius, considerado o pai da Didática Moderna, “A didática é, ao mesmo tempo, processo e tratado: é tanto o ato de ensinar quanto a arte de ensinar”.

Projeto Político Pedagógico-
O projeto político-pedagógico é o fruto da interação entre os objetivos e prioridades estabelecidas pela coletividade, que estabelece, através da reflexão, as ações necessárias à construção de uma nova realidade. É, antes de tudo, um trabalho que exige comprometimento de todos os envolvidos no processo educativo: professores, equipe técnica, alunos, seus pais e a comunidade como um todo.

Vivência-
Em relação às experiências em projeto(político) pedagógico, eu não tenho nenhuma, pois na época em que eu fiz Magistério, não se falava nessa questão. Inclusive alguns meses atrás eu precisava elaborar um Projeto (político) pedagógico para a Escola de Educação Infantil da minha mãe. No entanto, ela acabou pedindo para a Pedagoga da escola para dar conta disso, pois eu ainda não sei elaborar um.
De acordo com a definição de plano político pedagógico, eu compreendo o significado. No entanto, gostaria muito de saber mais à respeito. Como se constrói um projeto político pedagógico na íntegra? Também sei que não existem fórmulas prontas e receitas, afinal, cada caso é um caso. Mesmo assim creio que aprenderei muito com todos que possuem experiência nesse processo que considero de fundamental importância na construção do conhecimento.

Referências Bibliográficas-

  • Comenius. Wikipédia, a enciclopédia livre. acessado em 16/09/2007
  • José Luís Salmaso Professor do CEFET-SP. PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO: UMA PERSPECTIVA DE IDENTIDADE NO EXERCÍCIO DA AUTONOMIA.

WEBFÓLIO - Comentários:

Postado por RENATO AVELLAR DE ALBUQUERQUE em 24/09/2007 12:05
Obs- Se for postar nova atividade não apague esta, apenas acrescente ao título do arquivo V2.

Postado por RENATO AVELLAR DE ALBUQUERQUE em 24/09/2007 12:03
Portanto, respondendo a sua pergunta, vocês podem fazer uso das referências, mas é necessário fazer o uso correto delas. Sobre suas últimas colocações, caso tenha algo na proposta que não esteja claro pode se manifestar quando quiser. Gostaria apenas de lembrar que os comentários feitos por mim sobre as atividades têm em vista apenas o aperfeiçoamento de suas produções, e faz parte de qualquer processo de aprendizagem a aceitação de críticas. Lamento se meus comentários a atingiram de forma negativa, contudo não poderei, assim mesmo, deixar de fazer-lhe críticas sinceras como as que fiz. Veja que esse nosso diálogo acabou por possibilitar uma aprendizagem, e essa é a função dessa interação. Beijos!! Renato.

Postado por RENATO AVELLAR DE ALBUQUERQUE em 24/09/2007 12:03
Viviane, as referências não podem, jamais, serem utilizadas como fonte de citações literais, salvo quando identificadas enquanto citações literais, o que não foi o seu caso. Veja, talvez não esteja claro para você algumas considerações sobre o uso de referências. As referências são fontes com as quais se "dialogam" ou de onde se faz alguma citação. Contudo, existe uma linha que divide a CITAÇÃO do PLÁGIO. Esta fronteira é a forma acadêmica de citar, ou seja, se em algum texto a reprodução literal de uma passagem de outro autor não estiver identificada, isso constitui plágio. Por outro lado, a reprodução IDENTIFICADA constituição CITAÇÃO, que se enquadra enquanto referência. Para citar uma passagem ela deve estar entre aspas, ou em itálico, e logo em seguida deve estar expresso entre parêntese o nome do autor, local de publicação, data da publicação (data de consulta em caso de sites) e nome da obra.

Postado por VIVIANE MAUS em 23/09/2007 18:59
Caro Tutor! Com certeza encontraste no wikipédia algumas partes, até mesmo porque eu coloquei nas referências bibliográficas a fonte. Sendo assim, porque vcs colocaram referências bibliográficas se não podemos fazer uso delas? Entao, vou refazer a atividade sem o uso de referências, até mesmo porque eu "não entendi claramente a proposta". No entanto, ao utilizar citações entendo que devo mencionar a fonte na bibliografia. Não tenho costume de fazer cópias de trabalhos, pois seria muita ingenuidade da minha parte. Sendo assim, vcs também necessitam em suas propostas mais clareza quanto ao tipo de trabalho que querem. Desculpe pela minha "ignorância" ao não compreender as entrelinhas tão sutis de sua proposta. Viviane

Postado por RENATO AVELLAR DE ALBUQUERQUE em 20/09/2007 08:27
Viviane, Foi muito interessante ver que você trouxe sua experiência prática para a reflexão, isso é muito importante no PEAD, diria fundamental. Vou repetir o mesmo comentário que fiz a uma de suas colegas: Acredito que lhe tenha faltado atenção ao enunciado da atividade, pois nela está bem claro “a) Essa atividade solicita a construção pessoal de uma resposta à questão proposta. Sendo assim, não serão avaliadas produções que contenham cópias textuais de idéias de livros ou de outros referenciais teóricos;” e mesmo assim encontrei uma parte de sua definição de didática no site do wikipédia (http://pt.wikipedia.org/ wiki/Did%C3%A1tica). Lembre-se também que as atividades possuem a intenção de possibilitar o exercício reflexivo, algo que fica comprometido na busca por respostas prontas. Parte de sua atividade você já havia postado no fórum, acredito que minha resposta lá possa ser considerada como parte complementar a este comentário.

Nenhum comentário: